Fuçando na internet descobri o termo usabilidade, mesmo sem saber o que era segui o conselho de um amigo que disse que seria ótimo conhecer sobre o assunto uma vez que, sou uma internauta extremamente impaciente e critica, sou daquelas que não passa muito tempo em uma determinada pagina na Web e dispenso links complicados com vários ícones, sites com cores exageradas eu nem espero carregar, sou chata mesmo. O que acontece é que muitas vezes eu perco a oportunidade de encontrar coisas interessantes por causa da minha impaciência, mas será mesmo que sou eu que perco essa oportunidade ou será o elaborador do site que mesmo involuntariamente acaba perdendo a visitação de uma futura cliente?
É disso que trata a Usabilidade, um termo relativamente novo e que esta ligada diretamente a uma espécie de Consultoria de Marketing, Publicidade e Estética na Web. A Usabilidade na verdade é um estudo de como é possível melhorar e tornar cada vez mais atrativo um site, que pode ser comercial ou não, utilizando regras simples de dimensões de espaço na página, links apropriados, combinações de cores e etc.
Muitas vezes assistindo Tv você passa despercebido por vários canais, o controle remoto não para, isso porque as programações da Tv naquele horário não agradam e não interessam, e o que geralmente acontece é que você acaba procurando outra coisa para fazer ou faz um esforço e contrata os serviços de uma Tv a cabo. Quem ganha? A empresa de Tv a cabo. Quem perde? Os patrocinadores dos programas que você deixou de assistir na Tv aberta porque a programação não era interessante. Na Tv também existe esse estudo de usabilidade.
Não sou uma especialista no assunto, porém, curiosa. Vou tentar buscar dicas e informações que possam facilitar a vida de vários curiosos que como eu, ainda encontram certa debilidade sobre o assunto na internet. Então, até um novo encontro aguardando e convocando todos os interessados no assunto a compartilhar novas idéias.

0 comentários