Todos sabemos que feliz ou infelizmente Fortaleza não possui Carnaval. Calma! Posso explicar! Fortaleza possui sim Carnaval que resiste ferozmente com o desfile na Domingos Olimpio cheio de tradição. Lembro até hoje a primeira vez que brinquei carnaval, de fantasia e tudo mais, e nunca me saiu da cabeça a imagem dos personagens do Maracatu fortalezenses e espero ansiosa que um dia meus filhos possam vivenciar a mesma experiência. Na verdade o que acontece é que boa parte dos fortalezenses seguem em uma busca desesperada da conquista de espaço no Carnaval do Litoral que agora é nossa tradição. Não questiono e muito menos critico já que, o Carnaval do Litoral é resultado de investimento de cada Prefeitura que prioriza no período investimento em infra-estrutura de apoio e shows com a participação de artista nacionais.
Bem, voltando à primeira frase, infelizmente poucas são as pessoas que ficam em Fortaleza para prestigiar um dos movimentos culturais mais ricos da nossa cidade (o nosso carnaval de rua) e, felizmente porque os fortalezenses criam uma nova tradição a do Pré-Carnaval. Como todos querem aproveitar a folia ao máximo, o Pré-Carnaval acaba sendo um espetáculo de animação.
Passei então, para contar a minha experiência com um bloco especial o Bloco do Amici’s protagonizando pela bateria Unidos da Cachorra. O Bloco é relativamente novo, mas a simpatia e animação com o publico já determina uma relação fiel que promete frutos, já imagino, quem sabe em um futuro próximo, uma porção de pimpolhinhos foliões seguindo os passos dos seus papais e suas mamães.
Na bateria mais que democrática, existe a mistura de meninos e meninas, a única prioridade são os sambas enredos que embalam os foliões.
E quem disse que o “embalo do sábado à noite” termina esta enganado. Depois do cortejo pela Praia de Iracema o que é Bloco do Amici’s com a bateria Unidos da Cachorra se transforma em.... Unidos da Cachorra e a Cachorra Magra na Marechal. Lá o cenário é o seguinte, bateria de escola de samba, misturado com marchinha e ainda tem Maracatu, muita criança, os moradores da rua com suas cadeiras na calçada e muita animação. Ufa! Só de lembrar .... aguardem as cenas dos próximos capítulos. O Pré- Carnaval promete.

0 comentários