Venho hoje fazer uma sugestão e falar um pouco de um outro tipo de prova, as provas para conquista de emprego, as tão temidas dinâmicas.
A sugestão é o filme “O que você faria?” baseado na peça “El Método Gronholm” de Jordi Galcerán. Segue sinopse do filme:
“Sete executivos disputam uma vaga numa empresa em Madri (Espanha). No mesmo dia, uma reunião do G-8 faz com que as ruas da capital espanhola seja ocupada por violentos manifestantes. Mesmo assim, os candidatos participam da seleção, cujas provas são elaboradas baseadas num chamado Método Grönholm. Fechados numa sala, os candidatos têm de descobrir quem é o agente da empresa infiltrado entre eles, entre outras provações”.(referencia do site http://www.interfilmes.com/).
O filme foge do comum e apresenta situações atípicas porém, possíveis. Usa um grupo de candidatos em uma seleção onde o primeiro obstáculo é descobrir qem é o candidato infiltrado da empresa. Após isso é lançado uma série de desafios que atingem principalmente o quesito emocional de cada candidato, facilitando a percepção da real personalidade de cada um.
São levantados assuntos sobre: a idade no mercado de trabalho, a pro atividade no desenvolvimento de ações, a honestidade, a mentira, condutas na empresa etc. Trata-se de um mix de informações. Recomendo o filme para psicólogos ou responsáveis por processo seletivos em empresas, estudantes e curiosos do comportamento humanos, é muito interessante.
O que quero fazer é um gancho para perguntar com todos se vale tudo para conquista de uma vaga? Se vocês concordam com os métodos que testam a capacidade de cada candidato? Será que a forma como são aplicados realmente indicam a verdadeira qualificação do candidato?

0 comentários