Em poucas palavras vou provar que a filosofia esta mais próxima de nossas vidas do que parece. Vou começar a escrever sobre Aristóteles e gostaria que ficasse bem claro não sou uma especialista mas, que com leitura e força de vontade é possível compreender importantes pensamentos.



Aristóteles. Nasceu em Estagira e foi discípulo de Platão, influente filosofo grego que transformou o posicionamento pré-socrático.
Foi um dos mais versáteis filósofos seus estudos permeiam entre ética, política, física, metafísica, lógica, psicologia, poesia, retórica, zoologia, biologia, história natural.
Para ele o homem é um animal político e um ser social, defensor de que a palavra é o que difere o “ser homem” do “ser animal”, para ele, o homem é um ser que interage e a palavra é essencia para ocorrencia dessa interação, do entendimento, da passagem do conhecimento e utiliza da palavra para confirmar a verdade.
Para Aristóteles o homem deve viver sempre em sociedade. Admitia a retórica como forma de passagem de conhecimento, e aí lembramos do silogismo que designa a argumentação de uma lógica perfeita, seria as premissas até chegarmos a uma conclusão.
Com relação a Deus Aristóteles diz, que Ele é a causa de tudo, de todas as coisas, a solução esta em Deus. Essa concepção teológica influencia até hoje.
Na filosofia aristotélica a ética e a moral são desdobramento natural ligados diretamente à política. A ética é sinônimo de felicidade.
A potencia esta relacionada à transformação que uma coisa pode ser, por exemplo, uma criança que tem habilidades esportivas pode ser um futuro atleta, isso de acordo com o ato de ser ou de ter e o movimento que pode ser caracterizado pela ação, um treino. Essa definição esta bem clara nos pensamentos de Aristóteles.
Falando na retórica percebemos um exemplo da proximidade no presente do pensamento de Aristóteles. Sempre estamos buscando um jeitinho para convencer alguém a fazer o que desejamos seja um presente, ir a uma festa, um favor etc.
O que acaba sendo mais marcante na filosofia aristotélica é a exaltação das leis e a relação direta da ética e moral além da, relação dos seus pensamento e os aspectos sociais, e como esses pensamentos são presentes no nosso cotidiano.
Aristóteles diz: "A educação tem raízes amargas, mas os frutos são doces", “O verdadeiro discípulo é aquele que consegue superar o mestre”, "A principal qualidade do estilo é a clareza", "O homem que é prudente não diz tudo quanto pensa, mas pensa tudo quanto diz”, "O homem livre é senhor de sua vontade e somente escravo de sua própria consciência”, "Devemos tratar nossos amigos como queremos que eles nos tratem", "O verdadeiro sábio procura a ausência de dor, e não o prazer."
Mais do que palavras a filosofia de Aristóteles ganha um grau motivacional, o que parece distante agora é claro na nossa realidade. Garanto que em algum momento nos pegamos nesses pensamentos e, sobretudo utilizamos.
O maior feito de Aristóteles, dentre tantos, foi valorizar a inteligência humana e a educação considerada como fator de crescimento intelectual. O incentivo a cultura, estudos de pesquisa e a investigação científica, podem sim, ter incentivado a conquista do conhecimento e a inovação tecnologia e científica de vivenciamos.

0 comentários