Então, o que é cultura?

Cultura é uma dimensão do processo social, da vida de uma sociedade. Não diz respeito apenas a um conjunto de práticas e concepções, como por exemplo, se poderia dizer da arte. Entenda dessa forma, cultura diz respeito a todos os aspectos da vida social, e não pode se dizer que ela exista em algum contexto e não em outro.(SANTOS, 1949: p. 19).

Cultura é tudo o que se cria na sociedade se adequando a necessidade de interação social daquele povo, nação, bairro, comunidade, talvez seja por isso que o fenômeno cultural vem sendo tradicionalmente analisado, numa visão antropológica, como acervo de experiências, acúmulo de iniciativas que o homem desenvolve no sentido de transformar a natureza e aperfeiçoar a sociedade.

A cultura só existe porque o homem existe para criá-la, e principalmente porque após a sua criação o homem passa a construir o significado a cultura começa no ponto em que os humanos superam o que quer que seja dada a herança cultural.

Para tanto estudaremos o aprofundamento da cultura através da arte que é uma forma de cultura social, muitas vezes arte se confunde com cultura, todo movimento artístico é considerado arte, mas a cultura como já vimos, não se resume apenas a arte.

Arte vem do latim ars, que significa técnica ou habilidade, quando se conhece uma técnica e junto a ela se utilizarmos a habilidade chegaremos a arte, sendo considerada também como fenômeno cultural.

Arte pode ser: Artes plásticas, artes cênicas, arquitetura, arte digital, arte visuais, cinema, dança, música, teatro, pintura, desenho dentre outros.

Os conceitos de arte podem variar de acordo com o modo cultural de pensar no ocidente a arte é produto do artista motivado, inspirado, possuidor de um dom individual, já os povos judeus, cristãos e muçulmanos vêem a arte numa visão social e coletiva que produz a arte através do artista.

0 comentários