CONCEITO DO SUPERVISOR DE VENDAS
A ação de vender esta mais próxima da nossa realidade do que imaginamos. Desde o período medieval onde, percebemos a presença do produto excedente, passando pelo escambo com a troca de produtos, pela criação da moeda, chegando à comercialização e até os dias atuais em que vivenciamos uma elaborada relação de comercialização de produtos e serviços. De acordo com dicionário da língua portuguesa “Vender significa ceder, transferir a propriedade, mediante certo preço” já “Supervisão significa direção, orientação, inspeção”.
FINALIDADES
O trabalho do supervisor de vendas tem como finalidade:
Atuar como ponte direta entre o Gerente de Vendas e os vendedores;
Estar mais próximo da realidade dos vendedores;
Agir como ponto focal de controle;
Estabelecer contato de credibilidade, transparência e respeito do cliente;
Mostrar as vantagens e o que há de melhor no produto oferecido;
Defender a visão da empresa e ajudar na construção de um ambiente saudável de trabalho;
“Precisa ser capaz de identificar as necessidades e desejos do cliente em potencial. Faz isso perguntando, investigando, escutando.” (JUNGMANN, Ruy:1992, p.17).
ATRIBUIÇÕES DO SUPERVISOR DE VENDAS
De acordo com Ruy Jungmann do livro Manual Completo do Vendedor Profissional ressalta sobre as seguintes atribuições tanto para o profissional de vendas como especificamente para o Supervisor de Vendas:
Conhecer os clientes;
Conhecer mercados e a concorrência;
Conhecer a aplicação e as características especiais do produto;
Conhecer os benefícios que os clientes podem esperar;
Querer aprender mais habilidades e técnicas de vendas;
Fixar metas, planejar e administrar o tempo;
Lidar com objeções e saber orientar quanto o fechamento da venda;
Compreender o valor do serviço (assistência técnica) ao cliente;
Compreender a política e procedimentos da empresa;
Adotar a atitude positiva ao sucesso.
Já César Souza autor do livro Superdicas para Conquistar Clientes complementa sobre as atribuições do Supervisor de Vendas:
Entender, atender e oferecer;
Saber tudo sobre o seu serviço;
Conhecer os concorrentes;
Mobilizar todos para servir o cliente;
Aguçar a criatividade;
Ter controle e entender as necessidades da sua equipe de vendas.
Como devo prosseguir para trabalhar com a marca nestle e/ou marca e abrir a minha empresa, recrutar promotores de vendas e repositores.
e só voce começar do inicio
Acho que as pessoas estão perdendo respeito pelas outras. Aqui é um canal que considero muito importante até mesmo para tirar dúvidas e trocarmos experiências, mais existem pessoas sem maturidade e acabam fazendo e falando besteiras.INDIGNAÇÃO!