CONCEITO DO SUPERVISOR DE VENDAS

A ação de vender esta mais próxima da nossa realidade do que imaginamos. Desde o período medieval onde, percebemos a presença do produto excedente, passando pelo escambo com a troca de produtos, pela criação da moeda, chegando à comercialização e até os dias atuais em que vivenciamos uma elaborada relação de comercialização de produtos e serviços. De acordo com dicionário da língua portuguesa “Vender significa ceder, transferir a propriedade, mediante certo preço” já “Supervisão significa direção, orientação, inspeção”.

FINALIDADES

O trabalho do supervisor de vendas tem como finalidade:

* Atuar como ponte direta entre o Gerente de Vendas e os vendedores;

* Estar mais próximo da realidade dos vendedores;

* Agir como ponto focal de controle;

* Estabelecer contato de credibilidade, transparência e respeito do cliente;

* Mostrar as vantagens e o que há de melhor no produto oferecido;

* Defender a visão da empresa e ajudar na construção de um ambiente saudável de trabalho;

* “Precisa ser capaz de identificar as necessidades e desejos do cliente em potencial. Faz isso perguntando, investigando, escutando.” (JUNGMANN, Ruy:1992, p.17).

ATRIBUIÇÕES DO SUPERVISOR DE VENDAS

De acordo com Ruy Jungmann do livro Manual Completo do Vendedor Profissional ressalta sobre as seguintes atribuições tanto para o profissional de vendas como especificamente para o Supervisor de Vendas:

* Conhecer os clientes;

* Conhecer mercados e a concorrência;

* Conhecer a aplicação e as características especiais do produto;

* Conhecer os benefícios que os clientes podem esperar;

* Querer aprender mais habilidades e técnicas de vendas;

* Fixar metas, planejar e administrar o tempo;

* Lidar com objeções e saber orientar quanto o fechamento da venda;

* Compreender o valor do serviço (assistência técnica) ao cliente;

* Compreender a política e procedimentos da empresa;

* Adotar a atitude positiva ao sucesso.

Já César Souza autor do livro Superdicas para Conquistar Clientes complementa sobre as atribuições do Supervisor de Vendas:

* Entender, atender e oferecer;

* Saber tudo sobre o seu serviço;

* Conhecer os concorrentes;

* Mobilizar todos para servir o cliente;

* Aguçar a criatividade;

* Ter controle e entender as necessidades da sua equipe de vendas.

2 comentários

  1. Anônimo // 18 de fevereiro de 2014 08:16

    Como devo prosseguir para trabalhar com a marca nestle e/ou marca e abrir a minha empresa, recrutar promotores de vendas e repositores.

  2. Anônimo // 4 de março de 2014 06:16

    e só voce começar do inicio