PLANEJAMENTO DA SUPERVISÃO DE VENDAS
Ao citar planejar devemos lembrar de prever em função de objetivos traçados quer dizer, prever ações que objetivam o sucesso como exemplo. Utilizaremos mais uma vez as definições de Ruy Jungmann sobre o planejamento da Supervisão de Vendas:
Identificar necessidades e carências de clientes potenciais/antigos e, em seguida, traças um programa para atendê-las;
Operar tão eficaz e eficientemente quando possível. É necessário definir com toda clareza todos os seus objetivos e planos. Estabeleça quotas em todas as áreas críticas. Inicialmente, concentre-se nos produtos, clientes potencias, antigos e mercados certos. Em seguida, programe suas atividades de modo a ter certeza de que faz a coisa certa no momento certo.
Estabelecer prioridades para seu tempo e trabalho. Profissionais sabem que precisam decidir qual o melhor emprego que podem dar ao tempo, de que formar administrar suas verbas e despesas, que produtos e serviços interessam ao mercado, e assim por diante;
Lembrar-se que aproximadamente 80% das vendas são feitas a 20% dos clientes. Os recursos devem ser investidos ao ponto de trazer maior retorno.
MÉTODOS DE SUPERVISÃO DE VENDAS
Quanto aos métodos da supervisão de vendas podemos citar:
Utilização da precisão e da clareza na tomada de decisões;
Planejar previamente as ações destinadas para o dia;
Planejar e otimizar o uso do tempo;
Trato eficiente do problema do preço;
Procurar obter informações sobre os concorrentes;
Preparar planos estratégicos para grandes vendas ;
Manter-se atualizado utilizado das ferramentas modernas para desenvolvimento das vendas;
Ter a equipe de vendas no seu “domínio” conhecendo os pontos fortes e fracos;
Buscar ações para melhorar os pontos fracos da equipe e exaltar os pontos fortes;
Pesquisar a fim de manter uma lista de compradores ativos;
Obter a atenção do freguês.
CONTROLE DA SUPERVISÃO DE VENDAS
Para melhor controlar a atividade do supervisor de vendas é necessário:
Conhecer e controlar periodicamente os resultados da equipe de vendas;
Conhecer a preferência do cliente de formar a criar estratégias de vendas;
Verificar a disponibilidade do estoque;
Manter atualizada o controle dos clientes facilitando na elaboração de novas técnicas de vendas;
Controle de expositores verificando se os produtos estam expostos de forma adequada e atraente.
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