PLANEJAMENTO DA SUPERVISÃO DE VENDAS

Ao citar planejar devemos lembrar de prever em função de objetivos traçados quer dizer, prever ações que objetivam o sucesso como exemplo. Utilizaremos mais uma vez as definições de Ruy Jungmann sobre o planejamento da Supervisão de Vendas:

* Identificar necessidades e carências de clientes potenciais/antigos e, em seguida, traças um programa para atendê-las;

* Operar tão eficaz e eficientemente quando possível. É necessário definir com toda clareza todos os seus objetivos e planos. Estabeleça quotas em todas as áreas críticas. Inicialmente, concentre-se nos produtos, clientes potencias, antigos e mercados certos. Em seguida, programe suas atividades de modo a ter certeza de que faz a coisa certa no momento certo.

* Estabelecer prioridades para seu tempo e trabalho. Profissionais sabem que precisam decidir qual o melhor emprego que podem dar ao tempo, de que formar administrar suas verbas e despesas, que produtos e serviços interessam ao mercado, e assim por diante;

* Lembrar-se que aproximadamente 80% das vendas são feitas a 20% dos clientes. Os recursos devem ser investidos ao ponto de trazer maior retorno.

MÉTODOS DE SUPERVISÃO DE VENDAS

Quanto aos métodos da supervisão de vendas podemos citar:

* Utilização da precisão e da clareza na tomada de decisões;

* Planejar previamente as ações destinadas para o dia;

* Planejar e otimizar o uso do tempo;

* Trato eficiente do problema do preço;

* Procurar obter informações sobre os concorrentes;

* Preparar planos estratégicos para grandes vendas ;

* Manter-se atualizado utilizado das ferramentas modernas para desenvolvimento das vendas;

* Ter a equipe de vendas no seu “domínio” conhecendo os pontos fortes e fracos;

* Buscar ações para melhorar os pontos fracos da equipe e exaltar os pontos fortes;

* Pesquisar a fim de manter uma lista de compradores ativos;

* Obter a atenção do freguês.

CONTROLE DA SUPERVISÃO DE VENDAS

Para melhor controlar a atividade do supervisor de vendas é necessário:

* Conhecer e controlar periodicamente os resultados da equipe de vendas;

* Conhecer a preferência do cliente de formar a criar estratégias de vendas;

* Verificar a disponibilidade do estoque;

* Manter atualizada o controle dos clientes facilitando na elaboração de novas técnicas de vendas;

* Controle de expositores verificando se os produtos estam expostos de forma adequada e atraente.

1 comentários

  1. Unknown // 18 de janeiro de 2016 às 07:40


    oi