De acordo com o dicionário Aurélio (2001, p. 458) liderança é: “Condição ou função de líder, capacidade de liderar, espírito de chefia”. Pensando assim o ato de liderar esta mais próximo da nossa realidade do que se parece senão vejamos, desde os primórdios onde o homem ainda não utilizava da palavra para comunicação existia a presença de um homem a frente do grupo, geralmente o mais forte, para proteger e indicar um melhor caminho por exemplo. Na figura rupestre abaixo podemos perceber a confirmação da afirmativa, a frente do grupo um homem comanda e auxilia a caçada.

E assim, é o que acontece com os animais, um leão que protege o grupo, o chimpanzé busca proteção e organiza o grupo para disputa entre rivais etc. Na nossa realidade que presença mais marcante de liderança poderia ter como os nossos pais, a primeira professora etc.

A história do mundo narra à presença de grandes líderes na condução de povos, culturas, civilizações.

Já falando especificamente da nossa organização produtiva, primeiro o trabalho era artesanal e quase que individual, depois passamos pela manufatura ate chegarmos aos primeiros passos da industrialização e da Divisão de Trabalho.

O controle dessa atividade (Divisão de Trabalho) passou a ser importante para a busca da qualidade dos produtos e por conseqüência da satisfação do cliente. Daí percebemos mais uma vez, a presença marcante de um líder. Alguns acreditam que essa liderança foi criada apenas como caráter de controle de resultados hoje essa dimensão ganha uma extensão humana.

O líder, hoje, não esta ligado somente a números o quesito humano acaba sendo primordial para a qualidade de um resultado. Até as maquinas precisam de manutenção e o ser humano precisa de atenção, esse quesito é primordial já que não se lidera sozinho é necessária uma interação.

“O líder é aquele que sobe na árvore mais alta, estuda a situação em seu conjunto e grita: “estamos na mata errada!”(COVEY, 2006) quer dizer, possui um poder de previsão para adiantar fatos que podem atrapalhar um resultado ou um objetivo.

No livro “Os métodos de Administração de Jesus” de Bob Briner, são colocados pontos que caracterizam as qualidades de um líder usando como exemplo os ensinamentos de Jesus Cristo. O autor diz que o líder deve esta preparado, ter sempre um plano de atuação, ensinar e aprender, estabelecer autoridade, saber dividir o tempo, praticar boas relações publicas, aceitar riscos, preparar um sucessor enfim.

Para um espectador pode parecer muitas características, pode parecer ser impossível tornar-se um líder. Na verdade todo ser humano possui um pouco de liderança quando se toma uma iniciativa (uns mais e outros menos), todo ser humano possui características próprias e que podem definir vários tipos de lideranças.

0 comentários