Há oportunidade para vários tipos de trabalho para psicólogos no setor público. Nos últimos anos (2005-2006-2007) ocorreram diversos concursos públicos que ofereceram vagas específicas para psicólogo, principalmente para a área do trabalho. Mas também houveram boas oportunidades no atendimento à população na área da saúde mental, diagnóstico de distúrbios comportamentais, assessoria e acompanhamento em instituições educacionais e atendimento psicoterápico junto a comunidade carente etc.
O graduado em psicologia que pretende entrar para a carreira pública, pode comemorar, porque a área de abrangência das vagas também é bastante diversificada.
Alguns concursos para a área do trabalho exigem especialização ou experiência em recursos humanos.
As principais atividades descritas nos editais de concursos (com vagas para a área do trabalho) são: desenvolver atividades no campo da Psicologia aplicada ao trabalho, tais como recrutamento, seleção, perfil psicológico/profissional, orientação, desempenho e treinamento profissional, proceder à avaliação de funcionários com problemas de comportamento e/ou com distúrbio psíquico e apresentar os respectivos diagnóstico e terapêutica.

De acordo com os últimos editais, as vagas específicas para quem tem graduação em psicologia apresentavam remuneração média inicial entre R$ 1.900 e R$ 2.750.

Principais locais de trabalho: centros assistenciais, Universidades, Escolas, UBS (Unidade Básica de Saúde) do Programa Saúde da Família, Hospitais, Penitenciárias, Polícia, Secretárias Estaduais e Municipais de Saúde, Educação etc.

0 comentários