Levantadas as questões entre e mito e razão iremos entender a influencia do pensamento racional e os pensadores que se destacaram no período.

O período é conhecido como pré-socrático (presença de filósofos anteriores a Sócrates) onde se buscava o princípio das coisas na natureza (naturalistas). Destacam-se as escolas e os filósofos, respectivamente:

1. Escola Jônica: Tales de Mileto, Anaximenes de Mileto, Anaximandro de Mileto, Heráclito de Éfeso.

2. Escola Eleata: Parmênides de Eléia

3. Escola Itálica: Pitágoras

4. Escola Pluralidade: Demócrito de Abdera

Tales

Nasceu em Mileto, foi fundador da Escola Jônica. Considerava a água sendo a origem de todas as coisas, sendo prova de que o pensamento racional se explicava com elementos da natureza. Viveu no período pré-socrático. Introduziu a geometria estudando retas e ângulos.

Anaximandro

Caracterizado como pré-socrático discípulo de Tales. Escreveu o livro intitulado “Sobre a natureza”. Acreditava que o princípio de tudo é o ápeiron, que é algo infinito, indicando a origem em um elemento indeterminado.

Anaxímenes

Sintetizava as concepções de Tales e Anaximandro, a origem estava em um elemento ilimitado, o ar. Participante da Escola Jônica.

Pitágoras

Fundador de uma escola de pensamento grega denominada em sua homenagem Pitagórica. O pensamento era baseado na noção do número, da harmonia e da alma. Para Pitágoras o universo era formado por números, que eram vistos como estrutura dos fenômenos naturais. Diferentes dos Jônios que acreditavam que na unidade surgiu da multiplicidade dos fenômenos, para Pitágoras essa unidade inicial era, ela própria. O pensamento racional alcança uma maior abstração, liberta dos aspectos místicos.

Heráclito

Conhecido como “pai da dialética”. Recusou-se participar da política. Inseriu dentro do movimento pré-socrático que tudo é movimento. Para Heráclito acreditava que Deus não tinha aparência de homem nem de planta ou animal, não era onipotente, nem criador. Identificava Deus como oposto “O Deus é dia-noite”.

Parmênides

Nasceu na Eléia, foi discípulo de Pitágoras. Para Parmênides o ser é perfeito, portanto ele sempre é não existe ser como “não-ser”. O ser é Uno, eterno, absoluto.

Demócrito

Considerado pré-socrático, foi o maior expoente da teoria atômica ou atomismo. Acreditava no universo sendo infinito e em um número infinito.

Com base nas características de cada pensador não é difícil imaginar as polemicas causadas em uma sociedade que até então só acreditava no mito. A inovação por muitas vezes causa expectativa e medo.

Como se manipularia uma sociedade que acreditava no poder simbólico dos deuses tendo uma nova alternativa para as explicações dos fenômenos vitais. Não era mais necessário organizar oferendas para os deuses para se ter um bom plantio bastava o homem entender quais eram os períodos de chuva e as técnicas do cultivo da terra.

Por outro lado, como o homem sobreviveria somente com a razão afinal até com a natureza é impossível ter uma precisão completamente exata. Não se pode prever com exatidão quantos dias de chuva teremos em um ano, quantos filhotes nasceram, quantas espécie existem em uma floresta.

Acredito que o mito veio para motivar a busca do conhecimento. A palavra mito esta relacionada com simbologia, com primeira tentativa de explicar a realidade e quanto falamos do mito grego nos remete as histórias, as fantasias, algo que não é palpável. A razão nasce justamente em contraposição a esse pensamento, opõe-se a imaginação.

É difícil optar por um ou outro. Sempre eram existir pessoas que acreditam que o homem nasceu de Adão e Eva assim como, outros acreditam na teoria evolutiva. Uns acreditam que manga com leite a noite faz mal, outros dizem que isso é uma questão histórica. Uns condenam a clonagem, outros vêem na clonagem como a cura para paralisia.

O fato é que com a controvérsia (mito e razão) trouxe o desenvolvimento intelectual e o lado espiritual atua como pilar da constituição humana.

0 comentários